Motos em Filmes


Só mais recentemente passei a me interessar pelos filmes de motocicleta. Infelizmente, aqueles considerados os mais importantes são os mais antigos. Recentemente, não há filme que seja sucesso de público e de crítica. Mas, para mim, filme bom é aquele que você gosta e pronto. Os dez filmes sobre motos que listo abaixo tem, com certeza, diversão e entretenimento garantidos.

1-    The Wild One - O Selvagem (1953).

    Com Marlon Brando e Lee Marvin. Aqui está, "oficialmente", o "primeiro rebelde", o filme que foi acusado de ser um álibi para a delinquência. Contudo, o filme de Benedek é apenas um tema velho com roupagens novas. A história da pequena cidade ameaçada por marginais já vem de longe e foi tema frequente de westerns. Os cavalos deram lugar às motos e os coletes aos blusões de cabedal. Um dos mais populares filmes de Brando.




                          2-    Easy Rider – Sem Destino (1969).


 
   
    Para mim, o filme mais importante de todos. O elenco é de primeira: Peter Fonda, Dennis Hopper (faleceu em 2010), Jack Nicholson, entre outros. A trilha sonora tem a famosa canção “Born to be Wild”, com Steppenwolf.
Um filme único cujo extraordinário êxito se deveu à perfeita sintonia do argumento com as inquietações e interrogações da juventude da época. Dois motociclistas atravessam os EUA e basta a sua presença anti-convencional para servir de revelador da crise, das fobias e da paranóia que se ocultam na América profunda. Um filme irrepetível, celebração da droga, do sexo, do rock e da contestação, que foi um símbolo do seu tempo.

Conta a história de dois motociclistas que viajam através do sul e sudoeste do Estados Unidos, com o objetivo de alcançar a liberdade pessoal. O sucesso de Easy Rider ajudou a avivar a fase New Hollywood do cinema norte-americano durante a década de 1960.

Um marco na filmografia de contracultura, e a "pedra-de-toque" de uma geração" que "capturou a imaginação nacional", Easy Rider explora as paisagens sociais, assuntos e tensões na América da década de 1960, tal como a ascensão e queda do movimento hippie, o uso de drogas e estilo de vida comunal.
3-    The Girl on a Motorcycle – A Garota da Motocicleta (1968).


                
                          

    
Com Alain Delon e Marianne Faithful. Uma mulher casada deixa seu marido e vai ao encontro de seu amante em sua motocicleta. No caminho ela se entrega a devaneios sobre seus relacionamentos.

O que mais gosto neste filme, além da bela atriz Marianne Faithfull, que usa um macacão de couro sobre a pele nua (o filme é também conhecido pelo nome de “Naked under leather”) é que a motociclista pilota a moto – uma Norton 500, se não me engano – a maior parte do filme, ou seja, há um culto à motocicleta, como se ela fosse a porta da liberdade, como se, montado nela, tal qual uma máquina do tempo, voltássemos á adolescência e, bem longe dos problemas da vida adulta, viajássemos de corpo e alma com alegria e desprendimento, como realmente acontece no filme. Muito diferente do filme Rumble Fish, drama pesado em que a moto aparece pouquíssimas vezes.

4-    Rumble Fish – O Selvagem da Motocicleta (1983).

    Outro filme importante, a começar pelo seu realizador, Francis Ford Coppola, como também pelo elenco de primeiríssima: Matt Dillon, Mickey Rourke, Nicolas Cage, Laurence Fishburne, Diane Lane, Dennis Hopper, entre outros menos famosos. Todos eles parecendo “moleques rebeldes”, entre seus 18 e vinte e poucos anos, sem saber o que fazer com o tempo que lhes foi dado.
   
    É um drama/romance sobre a adolescência urbana de Oklahoma. Rusty James (Matt Dillon) é um jovem delinquente problemático que tenta estar à altura da reputação do irmão, o motociclista Mickey Rourke, incontestável líder de uma gangue já extinta.

Uma noite, enquanto Rusty James e os seus amigos Smokey (Nicolas Cage), Steve (Vincent Spano) e B.J. (Christopher Penn) se envolvem numa briga, o irmão regressa da Califórnia após dois meses de ausência.

Ao desvendarem segredos inesperados sobre a sua infância, os irmãos decidem contrariar o seu destino, mesmo que isso lhes seja fatal.

5-    The World´s Fastest Indian - Desafiando Limites (2005).


    Anthony Hopkins interpreta Burt Munro, um homem que nunca deixou os seus sonhos para trás. No final dos anos 60, em plena época de contra-cultura e contestação social, o neozelandês Burt Munro (Anthony Hopkins) toma a decisão mais importante de sua vida: quebrar um famoso recorde esportivo montando uma motocicleta clássica dos anos 20, conhecida como Indian. Mas ele já não é mais nenhum jovem, e do alto de sua maturidade, passa anos construindo seu objeto do desejo. Quando consegue, está pronto para rodar o mundo e bater recordes.

    Baseado em fatos reais, Desafiando os Limites é um filme comovente sobre a superação e a persistência de um homem que faz o possível e o impossível para dar a volta por cima de todas as adversidades de sua vida. Uma verdadeira história de amor e vitória!


6-    Motorcycle Diaries – Diários de Motocicleta (2004).



    Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.

Dirigido pelo brasileiro Walter Salles, é difícil não concordar com Che, que fica revoltado ao constatar as injustiças cometidas principalmente contra os mineiros chilenos e os indígenas peruanos, desalojados de suas terras pelo capitalismo selvagem e, uma vez sem emprego, são obrigados a trabalhar para os patrões em troca de salários miseráveis.


7-    Ghost Rider - Motoqueiro Fantasma (2007).


    Johnny Blaze (Nicolas Cage) era apenas um motociclista dublê adolescente quando vendeu sua alma para o diabo (Peter Fonda). Anos depois, Johnny é um famoso motoqueiro radical durante o dia, mas à noite, se transforma no Motoqueiro Fantasma, o lendário personagem da Marvel Comics. Como justiceiro do diabo, ele é encarregado de caçar almas maldosas na Terra e levá-las ao inferno. Mas quando o destino resolve lhe pregar uma peça trazendo o seu grande amor (Eva Mendes) de volta à sua vida, Johnny percebe que pode ter uma segunda chance de ser feliz - se vencer o diabo e ganhar sua alma de volta. Para conseguir o que deseja, ele terá que derrotar Coração Negro (Wes Bentley), o rebelde e perverso filho do demônio, cujo plano de assumir o reinado de seu pai trará o inferno à Terra - a não ser que o Motoqueiro Fantasma o impeça.

8-    Ghost Rider - Motoqueiro Fantasma 2 – Espírito de Vingança (2012).


    Nicolas Cage está de volta no papel de Johnny Blaze. Depois de se esconder na Europa, Blaze é recrutado por uma seita secreta da igreja para salvar um garoto (Fergus Riordan) do demônio (Ciaran Hinds). Johnny tenta recusar o chamado, mas essa é a sua grande chance de se livrar de sua maldição. Com exibição em 3D.




9-    Wild Hogs – Motoqueiros Selvagens (2007).



    É uma deliciosa comédia, tipo filme de sessão da tarde. Tim Allen, John Travolta, Martin Lawrence e William H. Macy caem na estrada nesta hilariante comédia de aventura sobre um grupo de amigos de meia-idade que decide deixar a rotina da vida de subúrbio e partir em uma viagem sem destino de motocicleta. Vivendo o muito sonhado afastamento de seus trabalhos estressantes e das responsabilidades familiares, eles mal podem esperar para sentir a liberdade da estrada.
Quando este quarteto inusitado, muito mais acostumado a um bom sofá do que à vida na estrada, parte nessa experiência singular, eles se deparam com um mundo que tem muito mais do que eles jamais pediram.

O curioso é que a palavra “hog” pode ser traduzida como “motocicleta grande” ou também como “Harley Owners Group”, ou seja, grupo de proprietários da Harley. Lógico, só tinha motocicleta Harley Davidson no filme. Coincidência ou este filme de produção americana foi uma tentativa de levantar a então combalida fábrica da Harley Davidson nos EUA ? Coincidência ou não, o que importa é que a Harley, centenária marca americana está aí, firme e forte. Bom pra todos e melhor ainda para os apaixonados pela marca.


10- Torque – Fúria sobre Duas Rodas (2004).



   O motoqueiro Cary Ford (Martin Henderson) vive para poder pilotar sua moto. Agora, terá que pilotar para poder viver. A gangue dos Reapers está atrás dele por causa de um assassinato que ele não cometeu. O líder dos Hellions quer pegá-lo pelo pescoço por causa de um contrabando que ele acha que Ford roubou. E se não fosse suficiente, o FBI quer ter uma pequena conversinha com ele. E tem gente que gosta de ser "querido" por todos. Não há regras. Com um elenco jovem e sexy, Fúria em Duas Rodas tem o rapper Ice Cube no elenco e os mesmos produtores de Velozes e Furiosos e S.W.A.T. e Triplo X. Muita ação e sensualidade, com a bela Monet Mazur (a loira da capa do DVD).


Um comentário:

  1. Muito boa a lista Alexandre. Estou assistindo à série Sons of Anarchy, excelente. Vale à pena. Abraço

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!