segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Projeto Atacama 2015 - Preparativos I - Roteiro e Acessórios

Será minha primeira viagem internacional. O deserto da região do Atacama, norte do Chile, é o destino-sonho de todo motociclista que começa a se aventurar por viagens mais longas. Graças à Internet, podemos viajar antes mesmo de botar a moto na estrada, ao assistir os vídeos e fotos dos muitos viajantes que já fizeram o roteiro.

1- ROTEIRO:

E por falar em roteiro, tracei a rota abaixo após muitas viagens e pesquisas pela internet. E venho aqui publicamente agradecer ao trabalho dos muitos motociclistas que, com muita paciência e zelo, disponibilizaram farto material na rede. Esse material, com dicas e orientações, é de muita valia para aqueles que estão começando nas viagens de média e longa distância, como eu. Espero em breve também poder contribuir. Voltando ao roteiro, tracei a viagem de ida diferente da volta por razões óbvias. Já que estamos na estrada, porque não aproveitar pra conhecer lugares diferentes também na volta!!?

1.dia =28/12/2014 -  Foz + Asuncion até..... Resistencia-ARG..............672  km.............672  km
2.dia = 29/12 - Resistencia    até..................... Salta-ARG..................817  km.............1.489  km
3.dia = 30/12 - Salta.........................................passeios.......................0 km..................1.489 km
4.dia = 31/12 - Salta............final de ano................................................0  km................1.489  km
5.dia = 01/01 - Salta  + Purmamarca  até .......Susques-ARG..............285  km.............1.774  km
6.dia = 02/01 - Susques-ARG  até.(só asfalto)...... SPA-CHI.....345  km......................2.119  km
7.dia = 03/01 - SPA...................................passeios..................................0  km.............2.119  km
8.dia = 04/01 - SPA.................................passeios...................................0  km..............2.119  km
9.dia = 05/01 - SPA.................................passeios...................................0  km..............2.119  km
10.dia = 06/01 - SPA......até............................Antofagasta-CHI...............340  km......... 2.459  km
11.dia = 07/01 - Antofagasta  até...................Copiapo-CHI...................573  km..........  3.032  km
12.dia = 08/01 - Copiapo-CH  até  (244 km de rípio).....Fiambala-ARG...481  km....... 3.513  km
13.dia = 09/01 - Fiambala-ARG...passeios (Termas)..................................................... 3.513  km
14.dia = 10/01 - Fiambala-ARG.....até.............Santiago Del Estero........554  km......... 4.067  km
15.dia = 11/01 - S.del Estero  até.......................Resistencia...................611  km...........4.678  km

16.dia = 12/01 - Resistencia  até......................Foz do Iguaçu................642 km..........  5.320  km

SPA = San Pedro de Atacama

Como parte dos preparativos, acessei o forum do site www.viagemdemoto.com para trocar ideias e obter dicas e avaliação sobre o roteiro. O Rômulo, administrador do site, viajante já calejado, disse que o roteiro é excelente e deu dicas e sugestões, como por exemplo, dos locais onde é recomendável reservar hotel e etc.
O ponto alto e desafiador desse roteiro é a passagem pelo Paso San Francisco ("Paso" é como chamam as estradas que cortam a Cordilheira dos Andes). São 480 km, sendo 244 de rípio, que é como chamam a estrada cascalhada, ou seja, pedra ou brita misturada com terra e areia. E ainda por cima sem postos de combustível. É necessário levar combustível reserva. Alguns viajantes relataram que, no meio do Paso, na aduana argentina, vendem gasolina armazenada em barris, mas não há nenhuma garantia de abastecimento. A condução da moto pelo rípio deve ser feita com muito cuidado e alguns tipos de moto sofrem muito nesse tipo de terreno, principalmente as do estilo custom, por seu peso acentuado e curso da suspensão muito curto, o que não favorece a absorção de impactos advindos dos buracos e das pedras.

O motociclista Ricardo, do forum acima citado e do interior de São Paulo, também quer ir ao Atacama, mas prefere sair em meados de janeiro, o que não vai bater com a minha disponibilidade de datas. Já outros dois motociclistas de São Paulo, conhecidos do casal Sérgio e Kátia, velhos amigos, pretendem sair da capital no dia 27/12, chegando a Foz no final desse dia. As datas estão batendo e fico torcendo pra acertarmos os demais detalhes e eles possam se juntar a nós. O Ricardo ainda mencionou preocupação com a coincidência de datas com o Rally Dakar (o antigo Paris-Dakar), cujo roteiro segue abaixo:

Rally Dakar 2015 - Roteiro:

• 3/01 : Pódio de Largada - Buenos Aires
• 4/01 : Buenos Aires - Villa Carlos Paz
• 5/01 : Villa Carlos Paz - San Juan
• 6/01 : San Juan - Chilecito
• 7/01 : Chilecito - Copiapo
• 8/01 : Copiapo - Antofagasta
• 9/01 : Antofagasta - Iquique
• 10/01 : Repouso (carros / caminhões); Iquique - Uyuni (motos / quadriciclos)
• 11/01 : Iquique - Uyuni (carros / caminhões); Uyuni - Iquique (motos / quadriciclos)         • 12/01 : Repouso (motos / quadriciclos) ; Uyuni - Iquique (carros / caminhões)         • 13/01 : Iquique - Calama
• 14/01 : Calama - Salta
• 15/01 : Salta - Termas de Rio Hondo
• 16/01 : Termas de Rio Hondo - Rosario
• 17/01 : Rosario - Buenos Aires

A preocupação dele é com a dificuldade de reserva de hotéis e o alto preço. Ele tem razão mas, por outro lado, tem também a oportunidade de ver os carros e motos deste evento bem de perto, o que é uma atração incrível, eu suponho.

2- ACESSÓRIOS

Volto a falar mais pra frente da questão do roteiro. Sobre os acessórios, desde que comprei a Suzi (VStrom 650), venho equipando com alguns acessórios. Aqueles que já instalei foram :

  • protetor lateral da Givi.
  • protetor de mão.
  • cavalete central.
  • ampliação da base do cavalete lateral.
  • protetor de aço para o carter do motor.
  • tela de metal protetora do radiador de água. O radiador de óleo já tem uma telinha protetora, que veio de fábrica.
  • baú traseiro de 45 litros, modelo E450 da Givi.
  • suporte de metal para baús laterais, da Givi.
  • Par de baús laterais da Givi, modelo E41, de 41 litros cada.
  • piloto automático (peça que trava o acelerador, permitindo o descanso do punho direito).
  • suporte de metal para o GPS, acima do painel de instrumentos.
  • GPS da Garmin, modelo 350 LM (tem postagem específica sobre esse GPS aqui no blog).
  • Tomada 12V no guidão.
  • Par de pedaleiras avançadas (também tem postagem específica sobre esse acessório no blog).
  • Intercomunicador adquirido no Ebay.com. 
  • Bolsa de tanque pequena da Givi.
  • Almofada inflável para a bunda.
  • Luzes sinalizadoras, na traseira da moto. Excelentes para uso noturno.
Não imaginava já ter instalado tantos acessórios assim. Desses, o intercomunicador não é um acessório da moto, mas interessante para o piloto. Depois da chuvarada que ele tomou na última viagem à Serra do Rio do Rastro, preciso testá-lo pra ver se está funcionando direito.

Outro acessório que já comprei e vou instalar breve é uma grelha de metal, que vai sobre o baú traseiro da moto. Ela é muito útil, pois você pode prender um saco de dormir, uma barraca, um tripé de máquina fotográfica ou algo que seja leve, ganhando mais espaço para transporte.

Comprei também a filmadora GoPro, que você pode prender em vários tipos de suporte, inclusive no capacete, junto com uma bateria extra.

Na próxima postagem sobre os preparativos, falarei dos itens de bagagem. Faltam pouco mais de 3 meses para a viagem. A ansiedade começa a tomar conta dos pensamentos. Até breve.



5 comentários:

  1. Colega, em alguma parada solicitaram a PID? Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Anderson, desculpe a demora na resposta. Em nenhum momento solicitaram a PID, seja na Argentina ou no Chile. A nossa CNH foi suficiente. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ola. No ano que vem em janeiro pretendo fazer praticamente o mesmo roteiro. Tens a relaçao dos hoteis que vc ficou. estou nesta fase de planejamento. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Preciso monitorar melhor os contatos. Desculpe, só agora vi a sua pergunta...rsrsrsrs.
      Na verdade, já coloquei uma planilha com os dados da viagem numa postagem de novembro/2014 chamada "Planilha do planejamento da viagem......". Confira aqui mesmo no blog. Não acho necessário fazer reserva em todas as paradas, pois se assim o fizer, deixará a viagem muito "amarrada" e contratempos e atrasos podem ocorrer. Abração.

      Excluir
  4. Saio dia 27/12 ..... Acabaremos no cruzando pelo caminho .... Eu e minha gata ..... TDM900

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!