sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Dia 8 – 04/01/2015 – San Pedro de Atacama – Passeios - 250 km

Neste dia, resolvemos conhecer as Lagunas Altiplânicas Miniques e Miscanti. Ficam a mais ou menos 100 km de San Pedro de Atacama, mesmo sentido que o Paso Sico, quase tudo asfalto. 

Faltando uns 8 km para chegar, pegamos uma estrada de chão com um pouco de areia fofa em alguns trechos e aquelas “costelas de vaca”. Recomendo baixar a pressão dos pneus da moto para melhorar a dirigibilidade e o conforto, de modo a não sentir tanta vibração da moto, parecendo que ela vai se desmanchar pelo caminho. Sugiro baixar para uns 20 na dianteira e uns 24 na traseira, se tiver sem garupa. Com garupa, aumente umas 4 libras em cada pneu. De volta ao asfalto, volte à pressão normal. Para isso, levei um medidor de pressão manual e um mini-compressor, ligado na tomada 12V da moto. Funcionaram bem.

Num dos trechos de areia fofa, não reduzi a marcha e nem acelerei o suficiente para passar pela areia fofa, que “prendeu” e afundou a roda dianteira, perdendo o controle e me fazendo cair, praticamente tombando a moto na areia, pois coloquei os pés para tentar segurar o peso da moto, mas sem sucesso. Não aconteceu absolutamente nada com a moto, nem comigo. Tive ajuda dos colegas para levantar a moto e prossegui sem problemas. Os outros colegas passaram pelos mesmos locais que passei sem queda, pois todos eles têm mais experiência de pilotagem do que eu. Resumindo minha primeira experiência na areia fofa: reduza uma ou duas marchas e acelere sem medo. A areia vai segurar a moto e se você não acelerar, ela atola, perde velocidade rápido e morre. Com a aceleração, ela pode jogar um pouco a traseira. Levante um pouco, apoiado nas pedaleiras, flexionando as pernas, jogando o corpo um pouco pra trás, deixando a frente mais leve pra não afundar a roda dianteira, acelerando sempre, com o motor cheio e deixe a traseira dançar. Lógico que não dá pra conduzir assim muito tempo, mas normalmente o trecho de areia mais fofa é curto e logo você sai dessa.

Apesar desse trechinho ruim, digo que vale muito a pena você ir de moto para as Lagunas Altiplânicas. Suas fotos com a moto ao lado das placas do local vão ficar show. Não deixe de visitar as duas lagunas (Miniques e Miscanti), que ficam a uns 500 m uma  da outra e saque muitas fotos. O local é lindo demais e merece cliques de vários ângulos. Só um detalhe que ia esquecendo: ida e volta dá uns 230 km. Verifique a autonomia de sua moto.

Pena mesmo é que, para postar as fotos no blog, eu tenha que baixar o tamanho das fotos e, em consequência, baixar muito a qualidade e resolução em pixels. Assim, para você ter uma ideia, se a máquina grava uma foto com tamanho de 2500KB, após a redução, a mesma foto fica com 200KB, dez vezes menos em tamanho e qualidade.

Mesmo assim, dá para contemplar as fotos. Se tiver comentários e/ou dúvidas, escreva ao final do artigo.



Pilotando em direção às Lagunas Altiplânicas (Miscanti e Miniques).

Mais estrada....tem uma sujeirinha na lente da GoPro no alto mais à direita

Enfim, umas curvinhas para deixar a pilotagem mais gostosa.

Mudando o cenário...

Mais retas...e o casal Odair e Dadiva na GS 800 logo à frente.

Acabou a moleza do asfalto. Pegamos 8 km de terra com areia até as Lagunas.

Repare nas "costelas de vaca" do chão. Baixando a calibragem dos pneus, fica melhor pra pilotar.

Em certos trechos, areião brabo......


Apesar do areião, o visual é bonito.


E vamos subindo....

Aqui, o trecho que descrevi em que fiquei atolado na areia e tombei a moto. Tudo bem...



Visual vai ficando cada vez mais bonito.

Aqui, a placa de bem-vindo às Lagunas.

É só descer essa estradinha aí e você avistará a primeira laguna.

A estradinha com zoom...

A Laguna Miscanti, beleza incomparável.

O outro lado da Laguna Miscanti.


Linda demais...

Uma foto do grupo fazendo trapalhadas e usando o meu tripé para máquina fotográfica.

Depois da bagunça, essa foi tranquila.

Depois de admirar muitas fotos de outro motociclistas neste local, eis a minha....sonho realizado.

Tudo bem, é do mesmo local, mas não dá pra resistir aos cliques.

As nuvens rondando deixaram o local com pouco brilho da luz solar.

Claro, não podia deixar de registrar a minha Suzi neste belo cenário.

De novo.

E de novo.

As bordas brancas da laguna são de sal puro. A previsão é que daqui a alguns anos, a laguna seque e vire um salar, a exemplo de muitos salares que já existem na região do Deserto do Atacama.

Agora as nossas heroínas que nos levaram ao local sem reclamar ou apresentar problemas.

Esta é a segunda laguna (Miniques). 


No retorno das lagunas, almoçamos num restaurante de Toconao, vilarejo a cerca de uns 40 km de San Pedro, onde não havia posto de combustíveis.

De volta das Lagunas Alti-plânicas, chegamos em San Pedro com as motos rodando só no "cheiro" de gasolina. Fomos procurar o posto da cidade, entramos contra-mão e demos de cara com o policial, que queria nos multar. Fiz aquela cara de "ovelha órfã" e ele sentiu tanta pena que, além de não nos multar, ainda nos explicou como fazer pra chegar ao posto.

Curioso que, enquanto estávamos na fila do posto, os policiais chegaram na viatura dos "carabineiros". Tenho certeza que eles foram lá checar se estávamos falando a verdade. Conclusão: não minta para eles. Eles serão sempre cordiais e ajudarão no que for possível, mas não os decepcione.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!