quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Retrospectiva PUC-SP - PORANDUBAS de 1984.

...continuação do texto acima..................
dissolvida violentamente por cerca de 3000 policiais. Muitos estudantes refugiaram-se dentro da universidade, que foi cercada pela polícia. No estacionamento da PUC, mais de 1500 estudantes passaram por um triagem policial e cerca de 800 transferidos para o quartel do Batalhão Tobias de Aguiar, onde foram cadastrados e qualificados. Posteriormente, 92 estudantes foram conduzidos ao DEOPS e, ao final, as autoridades pediram o enquadramento de 42 deles na Lei de Segurança Nacional. O temido DEOPS (ou DOPS), Departamento de Ordem Política e Social, foi o órgão do governo militar encarregado de controlar e reprimir movimentos políticos e sociais contrários ao regime.

"REFLEXÕES :

1- Deparamo-nos, atualmente, com uma força alienadora e freadora de nossas capacidades de explosão criativa, cultural, profissional e etc.
2- Trabalhamos, cristalizamos o trabalho em produto ou bem de serviço, entretanto, além de não termos direito aos frutos do nosso trabalho, parecemos bestas de carga engordando o bolso alheio.
3- Ademais, o egoísmo gerado pelo sistema capitalista faz com que, inconscientemente, nos individualizemos no trabalho, no amor, e em qualquer setor de nossa vida faz com que a ambição pessoal pelo poder prevaleça sobre a responsabilidade social, tão carente, hoje em dia, entre os nossos líderes, de homens que abracem esta virtude.
4- Esse estado de coisas nos joga na passividade, nos entope os poros na iminência de implosão pela insatisfação, embora não saibamos quem seja o réu, não deixa fluir livremente poderes ocultos, adormecidos e esquecidos pelo consciente e pela influência sugestiva do mundo social em que vivemos, a qual nos absorve na mediocridade de seus chamamentos e apelos.
Tudo isso é radicalismo demasiado? Utopia? Mas o que é a utopia senão a incursão em dimensões secretas da nossa mais refinada percepção?
Alexandre M. Silva ( Economia)."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!