quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Um banco próprio que faz muita diferença.

Semanas atrás estive conversando com um vendedor de uma concessionária Suzuki sobre as taxas de juros aplicáveis aos financiamentos de moto. Como pretendo adquirir um modelo da Suzuki em breve, eu o questionava do porque a Suzuki nunca fazia promoções do tipo 30, 40 ou 50 % de entrada e o restante em até 12 ou 24 parcelas mensais sem juros, enquanto isso é relativamente frequente nas outras grandes montadoras que dominam o mercado (Honda, Yamaha, BMW e etc). E ele me explicava que, enquanto as grandes concorrentes tem seus bancos próprios, a Suzuki fica à mercê das financeiras independentes, que cobram as maiores taxas de juros do mercado.

Só para citar um exemplo, veja a edição de setembro/2012 da Revista Motociclismo, que traz anúncio de um dos modelos BMW, com entrada de R$ 9.999,00 (cerca de 33%) e o restante em 24 parcelas mensais com taxa de juros de 0% a.m. (zero).

A partir da informação do vendedor da Suzuki, e seguindo um raciocínio lógico um tanto óbvio, se considerarmos que cerca de 80 % das vendas do mercado são financiadas, o fato da Suzuki não ter banco próprio, proporcionando dinheiro mais barato para o consumidor, pode estar sendo um grande entrave para que a Suzuki alavanque suas vendas.

Se o fato denunciado pelo vendedor for verdade, penso que a Suzuki precisa repensar urgentemente esse modelo de comercialização de seus produtos no Brasil, sob pena de perder mercado rapidamente para a concorrência. E se isso ocorrer, é realmente uma pena, pois ninguém questiona a qualidade do produto Suzuki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!