sexta-feira, 10 de maio de 2013

PILOTAGEM COM SEGURANÇA

A letra maiúscula do título não é por acaso. É pra chamar a atenção mesmo, dada a importância do tema. Recentemente, cadastrei-me no PortalBigTrails, portal para troca de idéias e experiências. Entre os vários tópicos interessantes, selecionei um sobre segurança chamado "Veja a lista dos 5 maiores erros de pilotagem em motocicletas" e as postagens mais importantes. Após a lista, aparece a primeira postagem com o meu nome de usuário no portal que é "Miti", além de outras postagens.

Vamos aos tópicos:



1 - Falha em reconhecer o perigo antecipadamente 

     • Pilotos inexperientes ou mal treinados normalmente não desenvolvem a capacidade de antecipar situações de perigo, que é fundamental na pilotagem segura. Quanto mais tempo você tiver para reagir, maiores chances terá para evitar um acidente. Ou, alguns, simplesmente não reconhecem um perigo e conseqüentemente não fazem nenhuma correção para evitá-lo.
 A triste realidade do motociclismo é que você é menos visível do que os veículos maiores. Sua habilidade em evitar perigos depende de sua capacidade em reconhecer situações no tráfego em que você pode estar invisível aos outros usuários da estrada e que exigem ajustes de sua parte, relacionados à velocidade e posicionamento na pista.

2 – Frenagem excessiva da roda traseira

     • Você conduziria seu carro com somente 30 a 40 por cento dos freios disponível?
As investigações demonstram que pilotos inexperiente fream excessivamente a roda traseira, às vezes excluindo totalmente os freios dianteiros. Obviamente isto aumentará a distâncias de parada e a possibilidades de uma colisão. Muitos pilotos, interrogados logo após um acidente, não recordam nem mesmo se aplicaram os freios dianteiros. Por outro lado, usar exclusivamente os freios dianteiros, numa motocicleta de grande porte, provoca a mesma situação. A regra de ouro ainda é aplicar mais intensamente os freios dianteiros, mas agregar a frenagem dos freios traseiros, também.

3 – Negociação nas Curvas

     Os seguintes erros são os mais frequentes:
     • Entrar na curva com velocidade excessiva – incapaz de reconhecer a severidade da curva, o piloto normalmente decide aplicar os freios ao inclinar-se para reduzir a velocidade, levando à inevitável perda de aderência e de tração.
     • Não olhar através da curva, geralmente fixando-se em um obstáculo. A regra de segurança determina que você deve fixar sua visão aonde você quer estar e não no ponto à sua frente.
     • Falha na inclinação correta, de acordo com a velocidade. Muitos pilotos falham em usar a inclinação necessária para passar pela curva, inclinando-se demasiadamente (e perdendo tração) ou inclinando-se menos e saindo da faixa da curva.
     • Aplicar os freios enquanto se inclina. Na maioria das vezes, a quantidade de frenagem aplicada excede a capacidade de tração dos pneus, na inclinação em que se encontra a motocicleta.
     • Escolha da trajetória – o piloto escolhe uma trajetória que o leva a cruzar a faixa de separação das pistas ou o coloca muito próximo desta faixa, ficando no caminho dos veículos em direção oposta e que podem estar muito próximos da mesma faixa.
4 – Direção

     • As investigações demonstram, frequentemente, situações em que parece que o piloto virou em direção ao outro veículo, ao invés de distanciar-se dele. Ou não fizeram um movimento evasivo que poderia ter evitado a colisão. Ou, ainda, seguiram em direção a um obstáculo que poderia ter sido evitado.
Este erro é atribuído à falta de conhecimento da contra-exterção. As motocicletas necessitam de comandos distintos em baixa e alta velocidade. Em baixa velocidade, ou quando estamos manobrando, normalmente giramos o guidão na direção aonde queremos chegar. Em alta velocidade, o movimento é ao contrário: se queremos ir para a direita, o guidão tem que ser movido para a esquerda.

5 – Falta de treinamento

     • A falta de treinamento é um erro gravíssimo. Muitos acidentes poderiam ser evitados se os pilotos tivessem treinamento adequado, antes de entrar numa rodovia. Pilotar na cidade, em baixa velocidade, é totalmente diferente de faze-lo numa rodovia, em velocidades superiores a 100 km/h.
     – Muitos acidentes ocorrem com motociclistas inexperientes e mal treinados. Este é um erro terrível porque acidentes com motocicleta podem ser muito sérios.
     – A inexperiência conduz sempre a uma pilotagem além de sua capacidade ou habilidade.
     – Pilote sempre com a segurança em primeiro lugar.
------------------------------------------------


Postado por "Miti" em abril/2013:


"Bom dia pessoal...
sou novo no forum e o tópico é excelente....
Gostaria de acrescentar o aspecto psicológico da pilotagem:

Habitue-se a avaliar o seu "momento psicológico" no instante em que está montando sua moto.
Se voce se perceber nervoso, ansioso ou muito apressado, talvez seja melhor não pilotar nesse momento.....se for inevitável, PARE por 30 segundos, faça hiper ventilações pulmonares forçadas e rápidas, se possível hidrate-se e concentre-se na pilotagem, procurando afastar de sua mente os problemas e preocupações.
Se voce pilotar com indecisão ou se for afoito, querendo disputar todos os espaços disponíveis, voce vai se cansar rápido e o risco de acidente aumenta muito....

Por outro lado, se voce pilotar com confiança (sem excesso), velocidade moderada, atento à segurança e à qualidade da sua pilotagem, ela será muito mais prazerosa do aquela proporcionada pela adrenalina do excesso de velocidade.

Experimente esse comportamento............tem funcionado bem pra mim, por isso compartilho com voces.

Moto-abraço a todos."

 --------------------------------------------------



Postado por Hugo Falcão em dezembro/2011:

Pois é, o grande problema hoje em dia, ao meu ver, é que o problema todo começa bem cedo, ainda nas moto-escolas! Hoje em dia os cursos para preparação do piloto visam apenas (na grande maioria) aprová-lo nos testes aplicados nos Detrans, ou seja, deixam de lado a questão do dia-a-dia do piloto nas ruas, esquecendo muitas vezes que as situações encontradas nas ruas é bem diferente da teoria vista em sala de aula!

Para completar, muita gente que vem comprando motocicletas, acha que é apenas tirar a carteira (CNH) e pronto, está apto para sair por aí sobre duas rodas! E todos nós sabemos que não é bem assim. Ainda sou motivo de piadinhas entre muitos amigos meus, inclusive de moto clubes, porque sempre ando de luvas de couro e jaqueta no dia-a-dia na cidade. Se eu for comprar pão de moto, pode ter certeza que vou ao menos, de luvas! Já vi muita gente chegar com arranhões e até sem partes de dedos por causa de pequenos tombos de moto. Não me preocupo em chegar suado, apenas não quero chegar todo ralado!

Tenho amigos que querem apenas correr... quando combinamos algum passeio a alguma praia daqui de Alagoas, por exemplo, acertamos a velocidade de cruzeiro e alguns outros detalhes como sinais utilizados no deslocamento, quando existe algum novo amigo no grupo, que ainda não esteja familiarizado com deslocamentos em grupo. Sempre passo os sinais mais usados, posicionamento entre as motos, função do líder e do ferrolho (como chamamos aqui o piloto que vai fechando o comboio lá atrás). E o engraçado é que, na maioria das vezes, os camaradas estão de bermudinha, camiseta e tênis! E ficam espantados quando chego todo equipado de calça e jaqueta de cordura, botas e luvas de couro! :) Escuto logo as brincadeiras: Vai pra lua? e respondo: Posso até ir, mas vou chegar lá inteirinho! :

O problema é que estão fazendo de motos e carros, não podemos deixar de incluí-los aqui (os carros), brinquedos de gente grande. falei gente grande, não adultos! Pilotos adultos conduzem suas motos com responsabilidade, sem colocar sua vida em risco e, muito menos a dos outros. Gente grande é uma criança com idade avançada e com brinquedo que mata!Por isso mesmo antes de ter a moto eu lia muito sobre pilotagem, deslocamentos em grupo, entre outras coisas. Gosto de saber onde vou pisar. Gosto de curtir a vida sobre duas rodas com minha esposa, e é nessa hora que sempre lembro que estou com a vida dela em minhas mãos, literalmente! Não estou aqui querendo dizer que sou um santo, que nunca erro!!! Erro sim, sou humano e estou passível a erros como todo mundo. Como diz o ditado: "Errar é humano, insistir no erro é burrice!" Sempre podemos aprender com os nossos erros e com os dos outros.

Por isso é sempre bom conversar com quem já tem experiência, não só com motos, mas com a vida. Sempre podemos aprender muito!!!
Bom, vou ficando por aqui... está parecendo uma redação de vestibular já! kkk
Grande abraço a todos e muito juízo, sempre! ;)

-----------------------------------

Postado por Vini em fev/2012:


Concordo com vocês. E Com a matéria. O que mais chama minha atenção são os mais jovens que tiram a CNH, fazem uma ou duas curvas e acham que já são verdadeiros pilotos. Notem que o número de acidentes é alto, porém entre aqueles que são imprudentes ou saem por aí dando um de Valentino Rossi.

Fora que sempre que saio de jaqueta, luva e tênis algumas pessoas comentam: "só apra ir ali???"

Pois é, por a moto para andar é uma coisa. Pilotar e manter a segurança sua e dos outros é outra totalmente diferente. 

Infelizmente já vi muitos acidentes (e inclusive a perda de um amigo de infância) por causa de imprudencia sobre duas rodas. 

------------------------------------

Postado por Costa Filho em abril/2012:


Com certeza a prudência, experiência e prevenção andam juntas. Aqui na nossa região ( Norte do Paraná) já perdemos vários colegas que abusaram da sorte, excesso de velocidade principalmente. 

Em 2009 tinha uma Shadow 750 e certa vez estava na estrada a 120km/h, viagem curta de 100km, quando uma pomba chocou-se ao meu ombro direito, quase caí, fiquei com o ombro roxo e muito dolorido e estava com jaqueta de cordura com ombreiras internas. Não quero nem pensar se estivesse apenas de camiseta.
--------------------------------------

Fica claro que a questão segurança é unanimidade entre os motociclistas mais conscientes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!