terça-feira, 16 de julho de 2013

GPS Garmin modelo 350 LM para motos

Acabei de adquirir o GPS Garmin modelo 350 LM para motocicletas. Acrescento que, apesar de morar em Foz do Iguaçu-PR, tríplice fronteira, com o Paraguai ao lado, comprei no Brasil mesmo, com nota fiscal, garantia, de forma parcelada "a perder de vista", e ainda anunciado como sendo sem juros. Este modelo, apesar de projetado para motociclistas, também pode ser usado em veículos.
Além do aparelho GPS, igual ao da foto acima, na caixa tem também:

Aparelho com Mapa City Navigator® NT Brasil pré-carregado na memória
Atualizações de mapas gratuitas durante a vida do aparelho (só mapa do Brasil).
Suporte para motocicleta com cabo de alimentação e hardware de montagem
Montagem em veículos por ventosa
Cabo de alimentação automotivo
Cabo USB
Manual de início rápido

Veja o kit completo na foto abaixo:


Neste artigo, gostaria apenas de fazer alguns comentários sobre os suportes/peças e sua instalação na moto. Em outro artigo, comentarei sobre suas funcionalidades, após o devido uso no dia-a-dia.

As peças para montagem que seguiram com o aparelho são de boa qualidade, do fabricante americano RAM Mount. Se voce for fazer uma montagem personalizada, pode precisar de equipamento ou suporte especial. Neste caso, acesse o site do fabricante (http://www.ram-mount.com) ou ainda : http://www.gpscity.com/ram-mount.html

O GPS montado no suporte fornecido para acoplar no guidão da moto fica assim:


A instalação sugerida pelo manual no guidão da moto deixa o GPS numa posição muito baixa para a visão do piloto. Quero dizer com isso que, para voce visualizar as informações do GPS, vai baixar demais a visão, perdendo o foco na estrada por preciosos segundos, o que compromete a segurança da pilotagem.

Na tentativa de deixar o GPS o mais alto possível, minimizando o problema acima relatado, instalei na parte mais alta do guidão da moto. Ainda estou testando o GPS nessa posição no dia-a-dia e logo terei um veredito. Veja como ficou nas fotos abaixo:

 

 

Como você pode observar na foto acima à direita, encapei o guidão com uma tira de borracha ao instalar o suporte, para não arranhar o guidão.

Para ouvir as instruções do aparelho ("vire à direita" e etc), voce pode emparelhar o bluetooth do GPS com o do seu intercomunicador, por exemplo, passando a ter o áudio no fone de ouvido dentro do capacete. Voce pode emparelhar também com o seu celular e usar o fone de ouvido do telefone para ouvir as instruções. Este é um dos recursos interessantes deste modelo.

Outro recurso interessante é a possibilidade de registrar itens da manutenção da moto, como por exemplo, troca de óleo, de filtros, dos pneus, das velas de ignição e etc, com a data, a kilometragem e o tipo do serviço.

Acesse o artigo do Renato no site http://motoexplorer.com.br/2012/12/09/suporte-gps-moto/#more-1451 . Ele fez uma instalação na Suzuki VStrom 650, o que deixou o GPS posicionado acima do painel da moto, mas protegido pela bolha. As fotos do artigo ficaram muito boas e ilustram bem os detalhes da instalação. Na minha opinião, o GPS ficou numa posição de visualização muito boa, sem precisar baixar muito a visão. O detalhe é que ele teve que fabricar uma peça para aproveitar os furos da parte posterior do painel que segura a bolha protetora da moto. E a peça, fabricada em alumínio, ficou excelente, na minha opinião.

Já vou adiantar aqui um detalhe importante sobre a instalação dos mapas, que era minha intenção postar em outra data. A atualização do mapa do Brasil, que vem instalada na memória do aparelho, é gratuita durante a vida útil do GPS, porém, se voce adquirir outros mapas, como dos países da América do Sul (Argentina, Chile, Uruguai e etc), que também vem com o do Brasil no mesmo pacote e instalá-los na memória do aparelho, voce perde a faculdade de obter as atualizações automáticas do mapa do Brasil pelo site da Garmin. O recomendado, então, é voce comprar outros mapas gravados em cartões de memória microSD aceitos pelo aparelho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!