quarta-feira, 9 de julho de 2014

13 de julho - Dia Mundial do Rock n' Roll

Dia 13 de julho, próximo domingo, é comemorado o Dia Mundial do Rock n' Roll.

Pra quem ama rock n' roll como eu, logo penso em como comemorar essa data. A resposta vem rápido e é simples : ouvindo o bom e velho rock n' roll. E se for numa casa de rock ou um bom barzinho, melhor ainda.

Para mim, além de fazer uma retrospectiva e ouvir aquelas músicas que faz tempo que não ouço, como "God of Thunder" e "Detroit Rock City", do Kiss, ou ainda "The Jack", do ACDC, outro prazer é escrever sobre essa data. Enquanto escrevo essa linhas, ouço "God of Thunder". Linda demais. A voz do garotinho na música é linda. Se voce não conhece essa, vá conferir...

E por falar na banda Kiss, anteontem se não me engano, segunda-feira 07/07, assisti uma homenagem linda ao Kiss no canal HBO no programa "Rock n' Roll Hall of Fame". Essa homenagem foi feita, na verdade, no dia 10/04 e reprisada ontem. Emocionante.



Mas o que significa gostar de rock ? Ou melhor, o que é ser um rockeiro de verdade ? Tentando parodiar com aquele antigo "Amar é...", eu diria que...

Ser rockeiro é :

  • usar aquela sua camiseta preta da sua banda favorita, mesmo naquele calor f.d.p.;
  • não largar o seu velho tênis "All Star" nem que ele esteja "abrindo o bico";
  • botar o fone de ouvido e cantar baixinho aquele seu rock preferido no intervalo do almoço, sem pensar em nada, desligado de tudo ao redor e sem se importar com o que vão pensar de você;




Tentando falar um pouco mais sério agora, acho que um amante do rock não se preocupa se a sua banda preferida usa uma caveira na capa do CD e se vão te rotular de adorador do demônio ou algo do tipo. Ou seja, não se preocupa com rótulos, padrões e estereótipos (mesmo aqueles do próprio rock n' roll). Tem mente aberta, serena. Não precisa da aprovação de ninguém.

Também não precisa ser uma enciclopédia ambulante e exibir seu conhecimento para os seus amigos. Conhecer com mais detalhes a trajetória da sua banda preferida vai ser uma curiosidade natural e não precisa mais que isso.

Mas acima de tudo, rock é descontração, desprendimento, diversão, alegria que contagia. Quando começo a me estressar no trabalho, logo constato que estou a vários dias sem ouvir, em alto e bom som, o meu rock n' roll que tanto gosto. Basta botar o fone de ouvido, com som alto, fechar os olhos, me imaginar aquele guitarrista fazendo aqueles solos maravilhosos, que o estresse passa rapidinho. Funciona sempre comigo.

E se você tem o hábito de rezar, mesmo que seja só de vez em quando, não esqueça do "Pai Nosso" do rockeiro :

Rock nosso que estais na veia, muito escutado seja o vosso solo, Venha a nós o riff inteiro, Seja feito barulho a vontade, Assim em casa como nos shows, Musica boa de cada dia nos daí hoje, Perdoai nossas loucuras, Assim como perdoamos os pagodeiros e sertanejos, com aquelas músicas horríveis, Não nos deixeis cair em funk carioca, E livrai-nos também do axé. AMÉM! 

 Essa eu tirei do blog de uma rockeira no endereço http://diiario-de-umaa-rockeira.tumblr.com/
Muito legal e divertido.






Diversão e alegria sim, mas não embarca no slogan do "sexo, drogas e rock n' roll".
Ao invés disso, proponho uma pequena troca:

"Sexo, Motos e Rock n' Roll". Que tal ? Rsrsrsrsrs.............Boa semana pra ti....


Agora confira um trecho do que a Wikipédia (enciclopédia livre) diz sobre o dia 13 de julho: 

"O dia 13 de julho é conhecido no Brasil como Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985. A celebração é uma referência a um desejo expressado por Phil Collins, participante do evento, que gostaria que aquele fosse considerado o "dia mundial do rock". O evento também ficou conhecido por contar com grandes artistas do gênero, como Paul McCartney, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Queen, David Bowie, entre outros.
A data também coincide com o dia da formação do grupo The Rolling Stones, formada em 13 de Julho de 1962. 
Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia. O evento chamou a atenção por contar com a presença de muitos artistas famosos na época. Entre os participantes, estavam The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.

Os shows foram transmitidos ao vivo pela BBC para diversos países e abriram os olhos do mundo para a miséria no continente africano."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!