terça-feira, 29 de julho de 2014

27 de julho - Dia do Motociclista

Dia 27 de julho, dia do motociclista ou do motoqueiro, tanto faz. Não acho bem vinda essa distinção que fazem, primeiro porquê não deveria haver distinção e segundo porquê ela é preconceituosa e pejorativa contra o motoqueiro.

Mas hoje não é dia desse tipo de discussão.

Hoje é dia de comemorar o nosso dia.

Dia daqueles apaixonados pelas motocas, como eu. Tão apaixonado que resolvi me inscrever em um curso de mecânica de motos aqui em Foz do Iguaçu, para entender um pouco mais do funcionamento delas. São apenas 10 sábados, num total de 40 horas. É um curso de mecânica básica, para motos até 250 cilindradas, mas pré-requisito para o curso avançado de motos maiores que deverei fazer na sequência. Apesar de básico, o curso certamente vai trazer conhecimento suficiente para resolver pequenos problemas mesmo em motos maiores, como é o caso da minha, uma 650.

A data, 27 de julho, foi escolhida em homenagem ao motociclista e mecânico Marcus Bernardi, que trabalhou numa concessionária Honda em Sorocaba-SP e faleceu nesse dia. Ele gozava de muito prestígio e era querido por todos.

Acho que ser um motociclista não é só comprar uma moto bonita e potente. Isso qualquer um pode fazer. Ser motociclista de verdade é incorporar o espírito, a atitude e o comportamento do motociclismo.  E esse espírito tem muito companheirismo, solidariedade e compaixão, entre outras virtudes.

Companheirismo para auxiliar um motociclista na estrada ou em apuros, ou ainda para apaziguar os ânimos quando conflitos e diferenças afloram durante uma viagem.

Solidariedade para participar de campanhas para ajudar aos mais necessitados, doando parte de seu tempo e energia em ações sociais e beneficentes.

Compaixão para sentir a dor do outro e confortá-lo, como na ocasião da perda de um ente querido.

Em várias outras oportunidades no meu blog, já escrevi sobre a alegria de pilotar uma motocicleta. Faz lembrar quando ganhei minha primeira bicicleta. Com a idade avançando, a gente põe um motor entre as duas rodas e temos uma motocicleta. Mas é a mesma alegria inocente e contagiante das primeiras pedaladas.

Para finalizar, não poderia deixar de sugerir estes dois vídeos, já conhecidos em nosso meio. Mas se você não viu ainda, vale a pena. São contagiantes. Dispense alguns poucos minutos do seu tempo. Clique nos links abaixo.



Parabéns a todos os motociclistas, não importa a sua idade, a sua profissão, ou o tamanho da sua moto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!